Para curtir a chegada do fim de ano, que tal encontrar um bom vinho para o verão? Saiba por que brancos e rosés são a melhor opção!
Conhecer um bom vinho para o verão pode ser o que você precisa para aproveitar a leveza e alegria dessa estação.
Os brancos e rosés já são marca registrada nos climas mais quentes, pois possuem características que os tornam uma opção leve e muito recomendada para quem procura um pouco de frescor.
Conhecer algumas características desses vinhos ajuda na harmonização durante as refeições e também pode trazer mais segurança no momento de escolher qual deles comprar para uma ocasião especial.
Continue a leitura e entenda por que os melhores tipos de vinho para o verão incluem os brancos e rosés!
Vinhos brancos e rosés são conhecidos pela sua leveza e frescor, o que os torna uma excelente opção de vinho para o verão.
Sua produção difere daquela destinada a outras categorias da bebida, como é o caso do vinho Merlot, que é tinto.
Embora todos passem por processos parecidos no que se refere à fermentação da uva, a maceração da fruta é o que provoca as diferenças entre cada um desses tipos.
Um contato prolongado entre a casca e a parte líquida da uva, constituída pelo suco e pela polpa, gera colorações mais intensas, enquanto um contato menor traz cores mais suaves para a bebida, como ocorre com o vinho branco e o rosé.
Além dessa característica, cada um deles apresenta particularidades que os tornam uma excelente opção de vinho para o verão.
O vinho branco é caracterizado por ter uma cor menos intensa que os demais, podendo variar de um amarelo suave até colorações quase transparentes.
Sua produção pode ser feita tanto a partir das uvas usadas nos vinhos tintos, com um tempo reduzido de maceração, para que não seja pigmentado, quanto a partir das uvas verdes, que oferecem uma tonalidade mais suave.
Por se tratar de uma bebida leve e com uma acidez um pouco maior que a do vinho tinto, pode harmonizar muito bem com alimentos mais pesados e gordurosos, a exemplo das massas e pratos condimentados, como o curry.
Além disso, sendo um ótimo vinho para o verão, também acompanha sobremesas geladas e amanteigadas, como pudins e cremes, principalmente quando acompanhados por frutas.
O vinho rosé não tem uma coloração tão suave quanto a do branco, mas também não chega aos tons de um vinho tinto. Assim, tem uma tonalidade intermediária entre os dois tipos.
Sua produção pode ocorrer de algumas maneiras, sempre a partir das uvas usadas em vinhos tintos.
A maceração curta é uma das opções, mas também pode ser utilizada uma mistura de vinhos brancos e tintos, embora esse seja um método menos comum.
Por ser uma bebida leve e refrescante, costuma harmonizar muito bem com alimentos como pizzas e aperitivos fritos, pois também ajuda a equilibrar a gordura desses pratos.
Quem procura um bom vinho para o verão para aproveitar o litoral com uma grande variedade de frutos do mar também pode se surpreender com os rosés.
Para as sobremesas, os vinhos secos desse tipo harmonizam muito bem com pratos leves e refrescantes, como um sorbet ou torta à base de frutas.
Quer encontrar o vinho ideal para tornar cada momento ainda mais especial? Conte com a Más Vino!
Visite o site da loja e conheça as diversas opções disponíveis
Bem-vindo a Más Vino. A Más Vino foi criada em 2018 com a proposta de entregar conhecimento e vinhos de vinícolas boutiques. conectamos você diretamente a vinhedos em vários países especializados na produção de uva e vinhos de qualidade. Nós prezamos o excelente atendimento e claro sempre buscamos uma seleção de vinhos especial.